5 Tendências de SEO para 2019
01/01/2019Grandes mudanças no Google Ads para o próximo mês
22/08/2019Contarei aqui todos os detalhes por trás da brincadeira de 1º de Abril de 2019: o surpreendente e-book de 3 páginas que eu considero o único "Guia Definitivo" de Google Ads possível.
Saiba como eu configurei a conversão no Google Analytics, monitorei os links compartilhados e os resultados alcançados nas 24 horas desta ação.
OBS: Este conteúdo será atualizado a qualquer momento. Então, lembre-se de voltar em alguns dias para conferir o case completo!
Cadastre-se para fazer o download do Ebook:
Aviso: A brincadeira com os famosos "Guias Definitivos" não é uma crítica à qualidade de seus conteúdos. Há ótimos guias por aí. Apenas brinco com o termo "definitivo" no que diz respeito a conhecimentos que sofrem alterações praticamente todos os dias.
Ideia
Tudo começou quando resolvi escrever um e-book simples, porém bem feito, para contar uma dura verdade no dia da mentira.
Para realizar o que eu tinha imaginado, o mínimo que precisaria fazer era:
- Elaborar um e-book
- Montar uma landing page de conversão e uma página de sucesso
- Configurar as conversões no Google Analytics
- Estabelecer parâmetros de acompanhamento da origem das conversões
- Fazer uma rápida divulgação (por LinkedIn, Facebook, Whatsapp e E-mail)
Eu tinha apenas duas horas para fazer tudo. Se não conseguisse, teria que esperar pela próxima oportunidade (que só aconteceria 365 dias mais tarde).
E-Book
O conteúdo já estava mais ou menos pronto na minha mente. Meu amigo e parceiro Guilherme Lessa me ajudou na revisão (não se abre mão de revisão), mas eu ainda precisava de uma imagem impactante. Decidi que o melhor que podia fazer era utilizar uma foto tirada por mim mesmo. Não havia tempo para outras opções.
Eu tinha vulcões, lhamas, geleiras e algumas paisagens intocadas pelo ser humano. Fui de vulcão.
Layout
Como não sou designer e não havia tempo hábil para acionar meus parceiros habituais, utilizei uma ferramenta online gratuita chamada Canva para diagramar o meu primeiro livro.
Landing Page e Página de Sucesso
Nas minhas aulas, eu sempre recomendo a criação de páginas de sucesso para cada conversão. As páginas de sucesso não apenas entregam o que o usuário pediu, mas podem ser usadas para dar continuidade à conversa, aquecimento de Leads e ainda possibilitam a configuração de Metas de Destino pelo Google Analytics.
Configuração de conversão no Google Analytics
Finalmente chegou a hora de usar uma das minhas ferramentas preferidas: o Google Analytics. Configurei uma conversão de Meta de Destino utilizando a URL da Página de Sucesso como destino e a URL da Landing Page como uma etapa obrigatória de funil (o que evita a contagem de conversões caso usuários tenham acesso direto à URL de sucesso com o livro sem passarem pela Landing Page com o formulário de preenchimento obrigatório).
Aviso: este post será atualizado nas próximas horas (ou dias) e serão publicadas informações adicionais, como:
- Divulgação
- Resultados obtidos
- Repercussão
- Conclusão
Por favor, retorne a esta página para conferir o restante da história em outro momento.
Bônus: Wallpaper
Confira abaixo o papel de parede que liberei para você nunca esquecer o Guia Definitivo de Google Ads. Pode baixar sossegadx, porque é um link direto para a imagem (prometo que sem pegadinhas desta vez!). Basta clicar na miniatura.
Resumo:
Uma rápida ação de primeiro de abril que custou cerca de 2 horas entre o planejamento e a execução, com resultados significativos.
Cliente:
The Agency
Data:
01 de Abril, 2019
Website:
Tarefa:
Contar uma verdade no dia da mentira
1 Comment
André, que ideia interessante cara! Com certeza vai acordar as pessoas que trabalham com marketing e empreendedorismo digital sobre a importância da atualização constante e que definitivo é o caos que remove as certezas e a previsibilidade do universo on-line. Parabéns! Voltarei aqui para conferir o restante da história. Abraço!