O Google Analytics anunciou mudanças para se adequar à GDPR (General Data Protection Regulation) e vai passar a excluir alguns dados de usuários a partir do dia 25 de maio de 2018!
Se você reparar, a seguinte mensagem começou a aparecer por volta de hoje para os usuários do sistema:
Você possivelmente também recebeu um e-mail do Google explicando que:
“Os Controle de Retenção de Dados vão permitir gerir durante quanto tempo os dados relativos a utilizadores e eventos são mantidos nos nossos servidores. A partir de 25 de maio de 2018, os dados relativos a utilizadores e eventos serão retidos de acordo com estas definições. O Google Analytics elimina automaticamente os dados de utilizadores e eventos que sejam mais antigos do que o período de retenção que selecionar.”
Para resumir, é o seguinte: se você faz o monitoramento do seu site pelo Google Analytics, você tem até o dia 25/05/2018 para alterar uma configuração, caso queira reter os dados dos seus usuários. Do contrário, eles serão excluídos, por default, a partir de 26 meses.
Felizmente o processo é muito simples, e o tutorial de apenas 3 passos abaixo vai te possibilitar ajustar a configuração com segurança, de acordo com a sua preferência.
Faça login na sua conta de Google Analytics, escolha a propriedade desejada (caso você tenha mais de um site e/ou aplicativo), e clique no ícone “Administrador”, no canto inferior esquerdo.
A tela de administração do Google Analytics possui 3 colunas:
Para dar sequência neste tutorial, vamos à coluna do meio Na coluna do meio (que diz respeito à propriedade, ou seja, o site).
Clique na aba “Informações de acompanhamento” e em seguida no sub-item intitulado “Retenção de dados”.
Na tela de configurações, clique na caixa de seleção que define o período de retenção de dados (por default, ele estará marcado como 26 meses).
Escolha uma entre as opções de Retenção de dados de usuários e eventos a seguir:
Se você quer realmente reter os dados dos seus usuários e eventos indefinidamente, escolha a última opção (“Não expirar automaticamente”).
Em seguida, basta clicar no botão “Salvar”, e tudo certo!
Viu como é fácil configurar a retenção de dados no Google Analytics? Então corra, pois o prazo está acabando!
E lembre-se: você precisa fazer isso para todos os sites que acompanha via Google Analytics.
Links Úteis:
Se você achou esta dica útil, envie o link para quem você gosta.