Tutorial: Como ajustar a Retenção de Dados no Google Analytics

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10/07/2018

Tutorial: Como ajustar a Retenção de Dados no Google Analytics

Opção de não expirar dados na Retenção de dados no Google Analytics

O Google Analytics anunciou mudanças para se adequar à GDPR (General Data Protection Regulation) e vai passar a excluir alguns dados de usuários a partir do dia 25 de maio de 2018!

Se você reparar, a seguinte mensagem começou a aparecer por volta de hoje para os usuários do sistema:

Recentemente, lançamos novos controles de retenção de dados que podem afetar você a partir de 25 de maio de 2018. Para dispensar esta mensagem, acesse as configurações de retenção de dados da propriedade em "Administrador > Propriedade > Informações de acompanhamento" e clique em "Salvar".

Você possivelmente também recebeu um e-mail do Google explicando que:

Os Controle de Retenção de Dados vão permitir gerir durante quanto tempo os dados relativos a utilizadores e eventos são mantidos nos nossos servidores. A partir de 25 de maio de 2018, os dados relativos a utilizadores e eventos serão retidos de acordo com estas definições. O Google Analytics elimina automaticamente os dados de utilizadores e eventos que sejam mais antigos do que o período de retenção que selecionar.”

Para resumir, é o seguinte: se você faz o monitoramento do seu site pelo Google Analytics, você tem até o dia 25/05/2018 para alterar uma configuração, caso queira reter os dados dos seus usuários. Do contrário, eles serão excluídos, por default, a partir de 26 meses.

Felizmente o processo é muito simples, e o tutorial de apenas 3 passos abaixo vai te possibilitar ajustar a configuração com segurança, de acordo com a sua preferência.

 

Passo 1 – Acesse a área de administração do Google Analytics

Faça login na sua conta de Google Analytics, escolha a propriedade desejada (caso você tenha mais de um site e/ou aplicativo), e clique no ícone “Administrador”, no canto inferior esquerdo.

Ícone de administrador do Google Analytics

 

Passo 2 – Encontre a configuração de Retenção de dados do site

A tela de administração do Google Analytics possui 3 colunas:

  • a primeira fala da conta (atrelada ao seu endereço de e-mail);
  • a segunda fala da Propriedade (que pode ser um site ou aplicativo)
  • a terceira fala da Vista de Propriedade (onde ficam as configurações de conversões)

Para dar sequência neste tutorial, vamos à coluna do meio Na coluna do meio (que diz respeito à propriedade, ou seja, o site).

Clique na aba “Informações de acompanhamento” e em seguida no sub-item intitulado “Retenção de dados”.

Menu de retenção de dados no Google Analytics

 

Passo 3 – Seleção do prazo para retenção de dados no Google Analytics

Na tela de configurações, clique na caixa de seleção que define o período de retenção de dados (por default, ele estará marcado como 26 meses).

Default de 26 meses para a Retenção de dados do Google Analytics

 

Escolha uma entre as opções de Retenção de dados de usuários e eventos a seguir:

  • 14 meses
  • 26 meses
  • 38 meses
  • 50 meses
  • Não expirar automaticamente

 

Opção de não expirar dados na Retenção de dados no Google Analytics

Se você quer realmente reter os dados dos seus usuários e eventos indefinidamente, escolha a última opção (“Não expirar automaticamente”).

Em seguida, basta clicar no botão “Salvar”, e tudo certo!

 

Conclusão

Viu como é fácil configurar a retenção de dados no Google Analytics? Então corra, pois o prazo está acabando!

E lembre-se: você precisa fazer isso para todos os sites que acompanha via Google Analytics.

Links Úteis:

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